domingo, 14 de março de 2010

Resposta à "Sobre a escrita"

Também já percebi como palavras saem mais eminente do que o pintar das letras, talvez seja mais fácil nos darmos com ela.

Tudo podemos escrever, apenas quero que use-a quando as palavras não forem suficientes. O começo em tudo é sempre difícil, mas nada que uma boa inspiração não ajude. A palavra é seu meio e pra mim é fundamental, mesmo sabendo que seu jogo pode ser traiçoeiro. E quem não é contraditório as vezes? Por que não podemos dizer palavras erradas? Por que não podemos esquecer que a alma existe? Ah, prefiro morrer sem descobrir.

Palavras modeladas passam por muitos filtros: moral, timidez, situação, coragem, conhecimento; entenda como quiser, pois tenho desafeto com aqueles que as usam apenas como escudo. E simplicidade, é objetiva e clara, pode ferir, porém pode revelar verdades; assim como expressar de outro modo, palavras sem tradução. Diga-se sentimentos.

Palavra secreta, a chave da Caixa de Pandora. Ela está lá dentro, parece próxima e a unica certeza é que ela só sairá quando for evocada. Mas que atire a primeira pedra quem nunca atreveu-se na tentativa de descobri-la. Não sei, não tenho a mínima ideia de qual seja a minha e, mesmo que eu a descubra, acharei um outro modo de dar-lhe-a vida; sou medroso o suficiente e tenho medo das consequências. Algo a ser pensado, como mudar medo apenas para cautela. Palavras também podem te expulsar do Éden, assim como pacificar ânimos e servir como um oásis.

"Simplesmente não há palavras."

Infinitamente mais importante. A música é uma palavra mais evoluída, cada sílaba, combinada com a melodia, toca diferentes partes de nossa alma, servindo com adubo para aquelas que apenas esperam um raio de luz para crescerem, se solidificarem e planarem pelos ares. Não comparo nossos sons com o dos animais. O canto de uma ave é singular, sim, talvez somos mais privilegiados, porém todas as singularidades explicam como a natureza é capaz de criar e de nos recompor. Sigo um caminho diferente, cada vez mais necessito de palavras, cada vez mais tento transmitir o necessário, mas há ocasiões que o necessário passa a ser uma incógnita... neste mesmo caminho, eu procuro as respostas que estão após as reticências. E, as vezes, acabo sendo o tolo que por causa de uma palavra, evitou que a vida seguisse o seu melhor curso naquela ocasião.

"Simplesmente as palavras do homem".

Simplesmente o ser humano e sua infinita busca pela tradução de si mesmo.



Vide: Sobre a escrita, por Clarice Lispector