domingo, 31 de janeiro de 2010

"Les questionnaires de Marcel Proust"

Marcel Proust, mais um literário dos meados do século XIX, louco e genial. À sua época, era uma tradição a apresentação de um rapaz a uma família através de um questionário. Por ele eram reveladas sua personalidade e suas aspirações. Ele o respondeu várias vezes, sobrando apenas dois registros, o primeiro, respondido aos quatorze/quinze anos, e o segundo, aos vinte/vinte e um anos. Atualmente, esse questionário ganhou novas versões, obviamente pelo original ter questões específicas que hoje não são todos que têm a resposta. Mas eu vou tentar responder o original, (agora aos dezoito anos e, quiçá, aos vinte e oito), com vinte e nove questões (acho que sairia melhor se eu tivesse vivido naquela época pós-iluminista):


1. Qual é a sua maior qualidade?

Reflexivo. Vou complementar o pensamento de Proust sobre sua teoria da memória e da culpa, ele tenta explicar as atitudes biologicamente, e é bem válido, mas eu incluiria a reflexão como meio-termo, afinal, a origem é o desejo e a consequencia, se não boa, é a culpa. Aí encontramos a reflexão. Ser reflexivo pra mim não é ser inseguro nas atitudes, mas ser responsável.


2. E seu maior defeito?

Insegurança. Não é piada quanto a pergunta anterior, não quero ser contraditório, mas isso é verdade. Segurança eu adquiro com a experiência, e até ela preciso do elemento coragem. Porém tenho algumas inseguranças que talvez eu nunca superarei, como exemplo, a arte de expressar sentimentos (...)


3. A característica mais importante em um homem?

As de praxe, como honestidade, inteligência, bom caráter, virtuosidade... Mas a pergunta pediu apenas uma característica (isso nem Proust notou), então eu elejo a sensibilidade. Isso é encontrado comumente nas mulheres, por isso admiro os homens que estão além do que a moralidade condena.


4. E em uma mulher?

O que a torna feminina. Mesmo hoje, quando elas buscam a igualdade dos sexos, querendo ou não elas em muitos ângulos são bem diferentes. O que quero dizer com "o que a torna feminina", não estou me referindo ao comportamento, coisas necessárias a todas elas, etc. Estou me referindo a essência que as torna seres mais ligados com os sentimentos, com as questões da felicidade, enfim, com as julgadas "pequenas coisas da vida", que podem parecer pequenas mas são fundamentais na vida de qualquer pessoa.


5. O que você mais aprecia nos seus amigos?

Dedicação. Dedicação que dispensam ao que chamamos de amizade. E aí encontramos a sinceridade, o querer-bem, o poder com quem contar, a companhia e aquela palavra amiga. Existem muitos tipos de amizade, pois, como diz o ditado, "cada cabeça, uma sentença". Mas penso que se for depender apenas do racional, que tipo de amizade existe?


6. Sua atividade favorita é…?

Ouvir música. É algo que me dá inspiração. É algo que traduz sentimentos, acentua alegrias e conforta tristezas. Alguns dizem que ouvir música é apenas uma forma de divagar, esquecer o quanto o mundo é cruel. Concordo, mas acho válido procurarmos a calmaria mesmo dentro da tempestade.


7. Qual a sua ideia de felicidade?

Caminhar sempre na direção do sol. Eu não tenho outra explicação plausível, sinceramente tenho até medo de responder essa pergunta, visto que a minha felicidade é minha, e talvez não a entendam. Bom, o contrário da felicidade pra mim seria "viver no lugar onde o sol brilha azul". Então eu caminho na direção do sol sem medo de me queimar, pois isso é inevitável, assim como a cicatriz (...)


8. E o que seria a maior das tragédias?

Perder minha consciência (pra falar a verdade, meu atual vício).


9. Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo?

Eu queria que "quem" fosse "o que"!
Nietzsche.


10. E onde gostaria de viver?

O litoral da Inglaterra parece perfeito.


11. Qual sua cor favorita?

Vermelho.


12. Uma flor?

Miosótis (me lembrar uma noite estrelada).


13. Um pássaro?

Andorinha.






14. Seus autores preferidos...?

Victor Hugo, Hobbes, Hans Kelsen, Oscar Wilde...


15. E os poetas que mais gosta?

Clarice Lispector, Shakespeare, Cecília Meireles,Drummond e não vou esquecer do Mário Quintana, afinal, nunca esqueço dele quando estou assim... sendo questionado.



16. Quem são seus heróis de ficção?

Benjamim Barker quando Sweeney Tood. Realmente esse é o único que me vem a cabeça quando me questiono "o que fulano de tal faria se estivesse em meu lugar?"


17. E as heroínas?

Rose, sim, do Titanic, mas também me vem à cabeça Jamie Sullivan, de A Walk to Remember (ela se encaixa bem na resposta da questão 4).



18. Seu compositor favorito é…?

Ah, Beethoven, apesar de eu ter me distanciado um pouco de suas obras.


19. Os pintores que você mais gosta...?

No colégio aprendi a gostar de Monet e Van Gogh, atualmente tenho me dedicado a John William Waterhouse.


20. Quem são suas heroínas na vida real?

As trabalhadoras do Triangle Shirtwaist, tive o prazer de conhecer a história além do que é lembrado vagamente no dia 8 de março.


21. E quem são seus heróis?

Nelson Mandela e o anônimo dessa foto tão famosa:



22. Qual sua palavra favorita?

Essa resposta é temporal: Harmonia.



23. O que você mais detesta?

Apatia, o resto, é conseqüência desta.



24. Quais são os personagens históricos que você mais despreza?

Aqueles que tentaram (ou até hoje tentam) dominar o mundo convencendo as massas de sua designação divina. Como exemplo, Hitler, que se julgava enviado por Deus para purificar as nações.


25. Quais dons naturais você gostaria de possuir?

Tocar piano (apesar de que ainda não me expus de verdade a tal desafio).



26. Como você gostaria de morrer?

No topo de um morro, “banhado em arrebol”, deitado num chão forrado em folhas secas.




27. Qual seu atual estado de espírito?

Andando em nuvens que não existem, e provavelmente nunca existirão.



28. Que defeito é mais fácil perdoar?

Medo de se arriscar em novas experiências. É algo inerente a todos, por isso não é obrigatória sua total superação, mas creio que parcialmente sim.

29. Qual é o lema da sua vida?

“Nosce te ipsum”

=]

4 comentários:

  1. incrivel seu blog , todos os posts saoo muito inteligentes :) , vou seguir :*

    ResponderExcluir
  2. parabens por esse blog inteligente que voce fez, gostei demais,
    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Perguntas muito bem pensadas. Difíceis de responder, até mesmo para Proust! Muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  4. É muito interessante acompanhar as respostas dadas a perguntas, por vezes, tão labirínticas e abstratas. Interessante ver que há no mundo quem sinta e se comova com coisas e fatos pros quais os viventes outros parecem coletivamente ter virado as costas, sem nenhum pudor. Sensibilidade é algo necessário, sempre. Gostei de seu blogue.
    Um abraço.

    ResponderExcluir