sábado, 26 de dezembro de 2009

Discussão: Filosofia Oriental

Bom, o último post não era o último do ano ao que parece ^^.
Estou de volta agora com uma conversa que tive com um amigo pelo msn há muito tempo, na verdade são quatro conversas, sendo a última datada de 26/12/2009, são conversas onde tentamos compreender o motivo de estarmos vivos e quebrar dilemas que a maioria faz vista grossa. O post é extenso por isso sugiro que ouçam a música que segue durante sua leitura(considerem a informalidade nesse tipo de conversa):



(...)
Maurício =] diz:
*vc conhece a filosofia oriental?
El diz:
*um pouco
Maurício =] diz:
*ela diz q passamos a maior parte do tempo
*formulando hipóteses q nunca irão acontecer
*temendo coisas q não existem possibilidades de ocorrer
*formulando teorias, pensando no passado
*e ela condena td isso, pois devemos viver
*e gastar nossas energia, com aquilo que podemos mudar no mundo
El diz:
*entendi
*estou naquela fase "fechado para balanço"
Maurício =] diz:
*vc curte meditação?
El diz:
*sim
Maurício =] diz:
*tipo.. nada a ver com religião
El diz:
*mas exige uma paciência que raramente eu alcanço
Maurício =] diz:
*só um tecnica para controle da mente
El diz:
*sim...
Maurício =] diz:
*então... eu comecei a analisar... e o pior q eh vdd... qnt tempo agente perde pensando neh?
*coisas incriveis
*q ñ tem possibilidades de ocorrer
El diz:
*SIM
*concordo
Maurício =] diz:
*então eu devidí naminha vida
*só pensar se for pra mudar
*fora isso
*só fico mepassando o tempo com coisas legais
*hehe
El diz:
*isso exclui os sonhos?
Maurício =] diz:
*parcialmente..
*não exclui... creio q meus sonhos jah estejam formulados
*e por isso naop preciso mais pensar neles
*Ñ eu não sonho todos os dias
*ñ fico imaginando como será
*jah fiz isso por um ano inteiro
*e agora eh hora de me concentrar mais
*naquilo q posso fazer para atingi-lo
*AH.P..... gostei mto da pergunta... se tiver mais.. eu ateh agradeço
*kkkkkkkkk
El diz:
*Hum, vamos ver
*concentrando apenas no agora, não é provável que algum acontecimento que mudaria totalmente seu futuro, seja pra melhor ou pra pior, passe despercebido?
Maurício =] diz:
*como assim?
*da um exemplo pratico
El diz:
*um exemplo a grosso modo
*você faz parte de uma empresa, e todos resolvem apostar num jogo tipo mega sena, em conjunto
*se um ganha, deve dividir com todos
*se você acha que isso não tem importância para ti, você ignora
*mas se realmente o grupo ganha o prêmio, lá se foi uma oportunidade de transformar seu futuro
*parece relativo, mas...
*há casos que acontecem com mais frequencia
Maurício =] diz:
*ótima pergunta...vc etá perguntando aquilo q tenho pensado há um tempo
El diz:
*e o que pensa?
Maurício =] diz:
*bom... deixa eu ver se entendí... vc diz que seria importante pensar no futuro por exemplo jogar na mega para possivelmente mudar o futuro certo?
El diz:
*não importante, mas uma questão de oportunidade
*sentir ela
*um outro fato...
*como, morar em outro país
*algo fora dos planos
Maurício =] diz:
*qnt a mega sena eh algo mto pessoal.. na minha opinião eh aquilo q mais ode acabar com uma pessoa
El diz:
*sim...
*mas também é subjetivo
Maurício =] diz:
*ñ temo noção de nossas chances
*e aí eh q entra o lance de ficar pensando e gastando energia atoa
*pq
*pq qnd uma pessoa joga
*ela se imagina ganhando
*mas a vida não funciona como o livro "o segredo"
*as chances de uma pessoa ganhar na mega são absurdamente mínimas
*claro.. haverá um ganhador
*mas.. pra qnts frustrados?
*e ainda mais
*acho q qm joga peca mais em sonhar
*do q em jogar
*pois se só jogasse tava bom
*mas sonha e se angustia
*e troca boa parte da vida
*viajando
*ao invés de por o pé no chão
*e mudar de fato sua situação
*mesmo q a mudança seja menor
*mas ela eh real
*^^
*a mega não mede caráter
*esforço
*e tal
*por isso
El diz:
*o exemplo que dei é pouco provável
Maurício =] diz:
*enquanto estiver vivo estarei afastado de jogos e td mais
*o problema da mega... eh uma manobra q ela faz com nossa mente.. somos seres humanos.. sonhamos...
*mas eh uma probabilidade não digna
*mas como assim despercebído
*ñ entendí
El diz:
*antes
*voltando
*você está agindo assim pra não bater a depressão
*mas o motivo que causa essa depressão, nunca será exaurido
*por esse caminho
Maurício =] diz:
*será
El diz:
*é certo que nada é como imaginamos
*eu posso imaginar que encontrarei a pessoa certa daqui 5 anos, e não me prender a essa busca durante esse tempo
*mas não é certeza
*nada é previsível
*sendo assim
*para que os motivos da depressão desapareçam, é preciso encarar o problema
*racionalmente
Maurício =] diz:
*concordo plenamente
El diz:
*e também sensivelmente
*acho que as relações entre as pessoas as vezes ultrapassam o racional
Maurício =] diz:
*oque quero dizer... eh q o pensar na frente só por pensar ñ te garante q isso realmente irá acontecer.. ou seja, o tempo gasto sonhando poderia ser o tempo ganto em se fazer algo para q o sonho acontecç
*o lance da depressão eh o seguinte
*oq me causa depressão eh formular tais teorias q te disse
*ao invés de ficar fazendo isso
*de tentar prever futuro
*eu me preocupo em fazer algo agora
*o futuro q se dane..
*pois tnho a consciencia do quão posso mudar esse futuro
*desde q me concentre no presente
*... ñ estou fugindo do problema
*e sim adotando uma estragtégia
*uma forma racional de pensar...
*para efetivamente mudar algo para melhor
*se eh q me entende
*e não entendí mto bem a qustão do encontro com a pessoa em cinco anos

(...)

El diz:
*tudo o que estamos falamos diz respeito a como aproveitar melhor o tempo e a vida?
Maurício =] diz:
*mas cara.. eh um plano dele.... tipo... eh normal que fazemos planos concretos mas que precisamos esquecer deles
*sim claro
El diz:
*certo...
*existe um tipo de pessoa
*que adora interferir na vida alheia
*isso eu chamaria de pessoa infeliz
*bem...
*não tem os pés no chão!
*e também fico bravo
*com aquele tipo de pessoa que não dá valor na vida
Maurício =] diz:
*então cara... oq estou falando eh q existem mtas formas de gastarmos nossas energias
El diz:
*em outras palavras, que não merece viver!
Maurício =] diz:
*isso eh relativo
*há as pessoas q se sentem bem vivendo a vida alheia
El diz:
*a vida é muito valiosa
Maurício =] diz:
*há pessoas que vivem bem se iludindo
*e isso eh ruim?
*claro q não
*eh uma escolha de cada
*um
El diz:
*certo
Maurício =] diz:
*oq eu quero te dizer
El diz:
*uma escolha que repudío
Maurício =] diz:
*eh q a minha escolha de vida eh a filosofia oriental.. ou seja.. só penso se for pra mudar no plano terreno... só planejo se for pra isso.... o passado acabou.. o futuro eh incerto e depende somente daquilo que farei agora.. ou sseja .. tudo me leva a me concentrar no presente.. e somente nele.. eh ele q me interessa e eh nele q a vida acontece....
*achamos q as coisas estão definidads
*não temos noção no quão podemos mudar o futuro
*nos concentrando no presente
El diz:
*agora
Maurício =] diz:
*eh mais uma coisa...
El diz:
*você acredita em destino?
Maurício =] diz:
*claro q não
*destino eh uma palavra criada para os facos aceitarem as condições q não foram capazes de superar
*eh o mesmo q
*se tiver q acontecer acontecerá
El diz:
*se eu ti dissesse que
*tenho visões?
Maurício =] diz:
*eu diria q vc precisa ir ao medico
El diz:
*Hummm, por que?
Maurício =] diz:
*pq ou vc gosta de se iludir .. ou vc sofre algum transtorno
*vc acredita em deus?
El diz:
*vejo em sonho fatos que ocorrerão
*em Deus...
*procuro não acatar o que os outros dizem
Maurício =] diz:
*vc eh mto religioso?
El diz:
*nem um pouco
Maurício =] diz:
*posso te dizer meu pensamento sobre deus
El diz:
*sim
Maurício =] diz:
*seguindo minha filosofia de vida jah pode ver alguma resposta?
El diz:
*prefiro que você diga
Maurício =] diz:
*eu não acredito em deus... nem desacredito
*eu não penso no futuro
*se deus virá
*se não virá
*jesus
*ou quem for
*eu conheço meus valores
*valores humanos
*e tenho-os como base
*agora se deus eh bom
*e justo
*e existe
*fará um bom jugamento de mim
*se ele jugar q s princípios humanos são ruins
*então serei contra ele
*entende?
*ninguém me procou q deus existe... ningupem tb me provou q ele não existe... afinal.. tenho eu q acreditar se ele existe ou não?
El diz:
*sigo sua linha
Maurício =] diz:
*eu creio em um deus
El diz:
*Deus é uma invenção humana
Maurício =] diz:
*mas q não eh essa figura personalizada q o homem criou para explicar os fenomenos da natureza q não conseguiu explicar
*eh claro q eh
El diz:
*acredito que há algo que está além de nós
Maurício =] diz:
*sabe qnd vc dorme e quer o colo da sua mão
*mãe*
*qnd vc eh pequeno?
El diz:
*sim
Maurício =] diz:
*então.. qnd agente cresce.. ñ tem mais colo de mãe neh?
*então acreditamos em deus
*uma figura maior
*em outras palavras
*instinto animal
*manobra da mente
El diz:
*sim, pois precisamos sempre nos prendermos em algo naqueles momentos em que estamos totalmente sós
*sem isso o ser humano fica maluco
*fica sem chão
Maurício =] diz:
*ou não
*ah sim
*desculpe
*ñ tinha lido direito
*mas então
*nosos pensamentos
*funcionam como macaquinhos
*pulando de galho em galho
*fazemos milhares de associações a todo momento
*mas a verdadeira liberdade esabedoria
*está em acalmara mente.. silenciar.. e pensar somente naquilo que será util para mudar o meio
*será q somos capaz disso?
*mtos de nós não somos...
*essa eh aminha busca fundamental
*há...
*ñ condeno aqueles que oram
*não podemos ter um amigo na nossa mente?
El diz:
*a mente cria mecanismos próprios pra manter-se "viva"
*isso depende de x fatores
*de como uma pessoa foi criada e educada
Maurício =] diz:
*pois eh..
*fato
*precisamos crer em algo
*sendo realidade ou ilusão
*precisamos
El diz:
*o caso dos meninos-lobos, criados entre lobos... não acreditam nos dogmas dos civilizados e ainda assim vivem
*sim...
*a ilusão faz parte da vida
*mas a meu ver
*ela não é totalmente má
*acontece que as vezes ela domina uma pessoa
*e a escraviza
Maurício =] diz:
*qnd a ilusão pode ser boa?
El diz:
*a ilusão que ensina
Maurício =] diz:
*só há um caso pra mim q ela pode ser boa
El diz:
*que dá uma lição em seu portador
*qual?
Maurício =] diz:
*nesse caso acho q a realidade q dá a lição
El diz:
*sim...
*realidade...
*oposto a ilusão
Maurício =] diz:
*então só no caso de formulação de idéia, de tomaa de parâmetros que nos faça fazer algo util, ou na formulação de sonhos a ilusãopode ser util
*se eh q me entende
El diz:
*sim
Maurício =] diz:
*ou quer q eu de exempolo?
El diz:
*aprender com os erros
*não precisa...
*acontece que
*conheço tanta gente que ostenta um "sonho"
*que na verdade é ilusão
*um falsete
*mas tira isso da pessoa e ela morre...
Maurício =] diz:
*ah sim.. a ilusão de fato não presta pra nada
El diz:
*os ilusionistas só nos fazem de bobos!
Maurício =] diz:
*mtos gastam duas vidas em busca de ilusões
*suas*
El diz:
*ou pior
*nem buscam
*esperam sentadas


PARE AÍ!!! Já deve ter acabado "Home" com certeza... Então, ouve essa:




(...)

El diz:
*qual a conclusão que você tira da sua filosofia?
Maurício =] diz:
*q podemos ser arruinados pela mente.. ou salvos por ela
*desde q saibamos usá-la
*que na realidade
*temos a capacidade do raciocínio
*mas em alguns princípios somo s como os animais
El diz:
*que princípios um animal tem senão o instinto?
Maurício =] diz:
*o a princípio da conquista
*ou seja
*assim como o animal
*nós temos esse instinto
*só q obviamente nossa busca eh diferente
*queremos conquistar aquilo q estamos condicionados a ser
*e temos nossas tecnicas
*mas precisamos saber usá-las
*por exemplo
*a energia q o leão gasta para pegar o alce
*eh a energia q gastamos para fazer a faculdade
*ganhar dinheiro
*nos casar
*essa energia eh a da conquista
El diz:
*certo...
Maurício =] diz:
*como temos um cérebro maravilhoso
*podemos nos perder nele
*gastar nossas energias com ilusões
*gastar com a vida alheia
*gastar sonhando sem parar
*acumulando vontades
*ou fazendo algo para conquistarmos oq queremos
El diz:
*a mente é perplexa, se um ser Humano mau pode entender a sua, é uma audácia tentar modificar a de outra pessoa, mas é necessário
*acho que
*somos fruto de algo que somos passivos e devemos aceitar
*mas não são todos que têm essa consciência
Maurício =] diz:
*fato
El diz:
*são alienados
*hoje tudo visa a alienação
Maurício =] diz:
*a consciência de nosso condicionamento eh o melhor caminho para nos tornarmos livres
El diz:
*eu queria fazer outras escolhas que independecem da vontade alheia
*como
*por que devo estudar sendo que serei mais feliz fazendo x?
*temos que seguir o caminho que já foi traçado, mesmo indiretamente
Maurício =] diz:
*pois vivemos em uma sociedade
*se vc eh feliz não estudando
*vc não precisa estudar
*mas de acordo com a estrutura social
*vc terá consequencias
*pre determinadas
El diz:
*sim, no final temos que aceitar como condição de permanecermos vivo
*vivos
Maurício =] diz:
*... mas isso eh fato.. os animais tb gostariam de ter a presa todo dia
*mas eles precisam caçar todos os dias
*devemos ter uma função social
*temos que ter consciência de nosso papel como cidadãos
*e isso se dá por meio da educação
*o mundo não eh justo com todos
El diz:
*é, nada mais que uma obrigação
Maurício =] diz:
*então
*eu vejo como uma função social
*só isso
*obrigação eh uma palavra forte
El diz:
*e não é a partir disso que convivemos desde crianças?
*não temos certa obrigação sobre a consequencia de uma pena?
*seja a pena de qual gravidade for
*entretanto
*há aqueles que encontram na função social o motivo de estar vivo
*tal motivo é ser útil
*então deixa de ser obrigação
*e voltamos ao sonho
Maurício =] diz:
*eh mto relativo... claro há o lance da pena mas ... vc concorda q existe um mundo e seres humanos nele q precisam fazer algo para sobreviver?
El diz:
*pra sobreviver...
*oposto de viver
Maurício =] diz:
*pois bem... se temos q etudar ou trabalhar eh pq temos q viver... e o mundo eh assim... não há algupem q nos obrigue a estudar.. não ehuma vontade de alguém.. eh uma condição do mundo
El diz:
*estamos diante de muitas condições
*nós dois, conhecemos o por que de termos nos adicionado
*e tudo nasceu de uma condição
*que passa pela necessidade
Maurício =] diz:
*sim
El diz:
*ou a simples vontade
Maurício =] diz:
*sim]
*e pq td isso?
*pq eh assim
El diz:
*ah, vontade = consciência
Maurício =] diz:
*e não devemos buscar os pqs
El diz:
*sim
*existem muitos por quês e poucas respostas aceitas pela unanimidade
Maurício =] diz:
*ñ há resostas para o mundo
El diz:
*mas o meu desafio não é buscar respostas, e buscar soluções, ser pragmático nesse sentido
Maurício =] diz:
*nossa função eh saber os pq até certo ponto... em determinado ponto devemos conhecer e apenas aceitar
*respostas não.. soluções talvez
*se elas existirem pq não?
El diz:
*aponte alguém que não comentará
*que aceitará 100% um ponto de vista
Maurício =] diz:
*?
El diz:
*a resposta pra pergunta: Deus existe?
*é uma pegunta incomoda
*não provável para alguns
Maurício =] diz:
*eh uma pergunta q não deve ser feita
*nem respondida
*por exemplo
*esse mundo existe?
*sabe eu creio em deus
*no deus q segue essa filosofia
El diz:
*a palavra "Deus" tormou um sentido axiomático
*tanto que escrevemos com "D" maíusculo
*por isso
*prefiro não usá-la
Maurício =] diz:
*oq eh axioma mesmo? esquecí
El diz:
*algo com sentido incontestável
*prefiro não ter aquilo que chamamos de "crenças" ou "fé"
Maurício =] diz:
*mas acredito q a fé
*independente se deus existe ou não
*mas a fé
*ela ajuda mta gente
*por exemplo
*o jogador kaká
*creio q parte do sucesso dele eh resposta de sua fé
El diz:
*ou, de uma confiança que ele denomina "fé"
*temos um potêncial que nós mesmos duvidamos
Maurício =] diz:
*pois eh
*sabemos oq somoo mas não oq podemos ser
El diz:
*e na primeira oportunidade de comprovarmos isso, damos o crédito à Deus

(...)

Maurício =] diz:
*eu quero primeiro tme sustentar
*ou seja
*denheiro eh o meu motivo
El diz:
*ser independente
El diz:
*sim
*eu idem
*mas parece longe...
*concluir a faculdade, conseguir um bom emprego
*enfim
Maurício =] diz:
*exato
*e até lah?
*como vivemos?
*apertamos um botão
*e deletamos essa parte de nossas vidas?
*pq eh só isso q tenho feito
*abrido mão da minha vida
*esperando esse tempo
El diz:
*o tempo é meu maior inimigo atualmente
*também sou muito impaciente
*e o agora
El diz:
*procuro a maneira de conviver com ele
Maurício =] diz:
*mas então... vc está pensando mto no depois
*no amnhã
*planejando mto
*deve controlar melhor seus pensamentos
El diz:
*devo direcioná-los melhor
*pego esse ano, e faço o tal balanço
*até as promessas de começo de ano são válidas
Maurício =] diz:
*cara... sinceramente.. acho q não deve ter balanço.. o unico baanço q devemos fazar oq fizemos de errado para fazer certo.........
*as promessas não devem ser feitas
*ou então
El diz:
*é isso que penso
Maurício =] diz:
*devem ser feitas de curto prazo
*demais
El diz:
*de certa forma, as promessas que faço são pra mim mesmo
Maurício =] diz:
*devemos estar certo onde queremos chegar
El diz:
*sim
Maurício =] diz:
*e oq devemos fazer para tal
*e assegurarmos d q estejamos em movimento
*caminhando para tal
*fora isso
*eh só alegria
*promessa são planos
*q podem virar frustrações
*prometa
*mas tome cuidado
*tenha cautela
El diz:
*deve haver coerência e muita lucidez pra isso
*e
*determinação
*é a palavra-chave
*me sujeito à uma agora
*como discutimos...
*como aproveitar o agora

(...).

2 comentários:

  1. Vasta conversa, bastante interessante e vou falar só um pouco e rapidamente, pq. senão o comentário ficará maior que o post, hehe...

    Primeiro, não acredito em generalizações... Quando se fala que só se pode pensar e sonhar naquilo que se pode mudar, vc acredita que sabe tudo que pode mudar, abrindo mão de um universo desconhecido enorme... Vc pode gastar energia durante séculos no sonho de transformar carvão em diamante esfregando a ponta da sua manga num carvão e descobrir, nesse processo que não precisa de fato de um diamante, mas que a própria busca de fazer isso já o levou a essa conclusão, que por si só já é um tesouro. É muito relativo isso de ´perder tempo´, eu acredito que mais importante do que a chegada é o caminho, e o sonho é a mola que nos impulsiona a caminhar. Não dá para fazer do sonho uma caixinha pequena e dizer ´ah, esse dá pq. eu vou mudar o mundo, esse não dá pq. não têm chance..´ O próprio sonhar já é um processo em si que nos permite avançar.

    Quanto a Deus, ninguém nunca provará que ele existe ou que não existe simplesmente pq. Deus é uma experiência sensível e para ´entendê-lo´ precisaríamos de ferramentas mais complexas do que a que temso hoje (em especial o nosso limitado raciocínio). Um martelo nunca entenderá uma mão enquanto for martelo... Eu tenho minha fé por uma série de experiências pessoais intransferíveis... E pare terminar um pouco tudo isso, li numa matéria recente que pesquisadores descobriram que o ser humano é instintivamente voltado ao bem. Alguém sem nenhuma influência externa, social, têm um impulso incontrolável de ajudar. Essa pesquisa foi feita com bebês. O que deixa os cientistas perplexos é que o egoísmo é muito mais condizente com o processo evolucionista do que a generosidade...

    Abraços e excelente discussão essa sua!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a discursão foi show.
    vou te seguir. ^^

    www.desejosonhoefantasia.blogspot.com
    comenta lá no meu?
    :*

    ResponderExcluir