domingo, 6 de março de 2011

Versos, problema e lenda


Narrativa indiana
 
São essas três inscrições encontradas na cela de um homem hindu, no meio de figuras disparatadas, palavras sem sentidos, dentro de uma organização incompreensível:

I - Versos de consolo aos aflitos

“A felicidade é difícil porque somos muito difíceis em matéria de felicidade. Não fales da tua felicidade a alguém menos feliz do que tu. Quando não se tem o que se ama é preciso amar o que se tem.”


II - Um problema existe apenas quando dele se é leigo

É possível colocar 10 soldados em 5 filas, sendo que cada fila deve ser composta por 4 soldados? Sim, como inscrito pelo prisioneiro, desde que cada soldado figure em duas filas, como pode ser visto na figura abaixo:



III - Advertência ao poderoso


Confúcio quando questionado quantas vezes deve um juiz pensar antes de sentenciar: somente uma vez hoje, porém dez vezes amanhã. A primeira será suficiente, quando o juiz, após exame, decidir pelo perdão. A segunda, porém, deverá o magistrado pensar, sempre que se sentir enviesado a lavrar sentença condenatória.

IV - Conclusão

Se existe uma relação entre tais inscrições - ainda que dado outro sentido quando escrito pelo prisioneiro hindu – podemos reduzi-las nas palavras do mesmo mestre Confúcio:

“Erra, por certo, gravemente aquele que hesita em perdoar; erra, entretanto, muito mais ainda aos olhos de Deus, aquele que condena sem hesitar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário